sábado, 25 de junho de 2011

Desvende 13 mitos e verdades sobre o leite


Saiba os reais benefícios e quando o consumo da bebida deve ser evitado


O hábito de ingerir leite de vaca gera controvérsias. Há especialistas que condenam a bebida com a alegação de que traz malefícios, enquanto outros defendem o consumo diário para suprir uma série de nutrientes que o organismo precisa, com destaque para o cálcio. Mocinho ou vilão, o fato é que o leite de vaca carrega diversos mitos sobre o seu consumo. Neste Dia Internacional do Leite, lembrado no dia 24 de junho, esclareça a seguir as dúvidas mais comuns, respondidas pelas nutricionistas Adriana Mesquita e Maria Claudia dos Santos, do Hospital São Luiz em São Paulo, e Patrícia Ornellas, do Saison Spa no Rio de Janeiro.
Leite- foto Getty Image

1. O leite orgânico é mais seguro que o leite normal
Mito, os dois são seguros para o consumo. "A diferença do orgânico é que as vacas produtoras não recebem hormônios ou antibióticos para aumentar a produção de leite", esclarece a nutricionista Patrícia. Essas vacas também não se alimentam de pastos com fertilizantes, o que torna o leite orgânico mais puro e a opção que mais preserva o meio ambiente.

No entanto, o governo brasileiro estabelece regras rígidas de segurança para garantir que todo leite comercializado esteja livre de resíduos que possam ser prejudiciais ao organismo. Por isso, tanto a versão convencional quanto a orgânica são consideradas seguras.

2. A ingestão de leite causa pedras nos rins. 
Mito. A nutricionista Patrícia conta que o cálculo renal está, sim, relacionado ao cálcio, mineral presente em abundância no leite e derivados. "O cálcio em excesso no organismo tende a se depositar e ocasionar cálculo nos rins", explica.

Só que reduzir o cálcio da alimentação não é a solução para evitar o problema. Na verdade, estudos e especialistas indicam que esse mineral - na medida certa - pode até ajudar na proteção dos rins. Em vez de banir o leite da alimentação, portanto, o ideal para prevenir complicações renais é beber bastante água, evitar álcool em excesso e reduzir o consumo de sal. 
3. Leite desnatado é somente leite integral com água adicionada.
Mito. O leite desnatado apenas tem um teor reduzido de gordura saturada e colesterol. Não há acréscimo de água - garante a nutricionista Patrícia - e não há redução de nutrientes.

Há quem afirme que a versão desnatada tem mais cálcio - o que seria positivo para prevenção da osteoporose - e mais sódio - o que seria negativo, principalmente, para hipertensos. A nutricionista Adriana, porém, diz que a diferença é irrelevante, já que as quantidades desses minerais - assim como de outros nutrientes - são semelhantes nos dois tipos de leite. 

4. O leite deveria ser evitado na alimentação. 
Mito. Há contradições, mas ainda prevalecem estudos e especialistas que afirmam que o leite só deve ser evitado em caso de alergias. "A bebida é ótima fonte de proteína e o cálcio que ela contém é mais bem absorvido pelo corpo, se comparada a outros alimentos que também sejam fonte desse mineral", alega Patrícia. 

5. Laticínios causam ganho de peso.
Verdade, assim como todo alimento em excesso que contenha gordura e calorias. Por isso, o ideal é ingerir as versões com teor reduzido de gordura que, se consumidas na medida certa, não provocam quilos extras. 

6. Leite desnatado não tem colesterol.
Mito. A nutricionista Maria Claudia afirma que todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. "O que ocorre com o leite desnatado é que, com a redução das gorduras do alimentos, o teor de colesterol livre também diminui", explica a profissional.

7. Leite causa acne. 
Mito. A nutricionista Patrícia lembra que ainda não está comprovado. "Existe um estudo que demonstra que os hormônios das vacas podem funcionar como pré- hormônios no sistema enzimático das glândulas de gordura", explica. O estudo é de Harvard (EUA), que indica que esses hormônios seriam semelhantes aos causadores de acne na pele humana. No entanto, ainda faltam mais pesquisas para comprovar essa relação. 
6. Alergia à proteína do leite é diferente de alergia à lactose. 
Verdade. Alergia à proteína é uma resposta imunológica do corpo contra a proteína do leite, que pode ser de vaca, cabra, búfala etc. "O organismo entende essa proteína como um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas, como diarréia e urticária", explica a nutricionista Patrícia. 

 alergia à lactose é a falta ou deficiência da produção de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose - o açúcar natural do leite. Patrícia conta que, quando não absorvida, essa substância é fermentada por bactérias do intestino grosso, levando à diarreia.
  
8. Se a pessoa for intolerante à lactose, deve evitar todos os laticínios. 
Mito. "O que ocorre é que o grau de intolerância à lactose varia em cada caso, podendo se apresentar de uma forma mais ou menos agressiva", conta a nutricionista Adriana. Com isso, muitas pessoas não podem consumir o leite em excesso, porém apresentam boa aceitação de seus derivados. O melhor é sempre seguir as orientações de médicos e nutricionistas.



9 . Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é uma boa opção. 
Verdade. Um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação às mulheres que bebem energéticos.

"O leite repõe perdas da transpiração e atua no restabelecimento da hidratação", explica Patrícia. Por isso, a bebida é uma boa opção após atividades físicas para restituir as funções normais do organismo, principalmente a versão desnatada.  

10. Bebida à base de soja é tão nutritivo quanto leite de vaca. 
Depende. A bebida à base de soja, se fortificada, pode conter a mesma quantidade de determinados nutrientes, quando comparado ao leite de vaca. "Mas precisamos nos atentar se os nutrientes adicionados à esta bebida são absorvidos tão facilmente quanto os presentes no leite de vaca", lembra Maria Claudia.

De acordo com ela, isso ocorre porque, muitas vezes, o nutriente acrescentado ao produto não está na sua forma de mais fácil absorção. "Por isso, temos que consumir um maior volume da bebida à base de soja para ter os mesmos nutrientes presentes no leite comum", completa.  

11. A ingestão de leite causa puberdade precoce.
Mito. Segundo Maria Claudia, não há comprovação de que ingerir leite cause puberdade precoce. O que ela aconselha é exatamente uma alimentação com o leite presente, que é uma fonte significativa de cálcio e não deve ser eliminada durante a puberdade.  

12. Ingerir leite quando se está resfriado causa aumento de muco. 
Mito. Não há estudos que comprovem essa relação, de acordo com a nutricionista Adriana. "As pessoas podem confundir o espessamento temporário da saliva após a ingestão do leite com muco", conta. 
13. Pessoas com gastrite devem evitar tomar leite.
Verdade, mas depende da forma que ele é ingerido. "O consumo isolado da bebida deve ser evitado por provocar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes", conta Maria Claudia, que aconselha ingerir o leite junto com outros alimentos.  



Beijos,
Jane Valery


Fonte:Yahoo/Saúde



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Descubra se alguem está mentindo a partir da linguagem corporal 

Assistir à série “Lie to Me”, exibida aqui no Brasil pelo canal a cabo Fox, aguça cada vez mais a minha curiosidade sobre linguagem corporal. Na série, o protagonista é um especialista em detectar mentirosos a partir de sinais de dissimulação. Teoricamente, quando mentimos, contrariamos o nosso próprio cérebro e essa contradição faz com que nosso corpo dê sinais de ansiedade.

Vamos a algumas dicas para descobrir se ele está mentindo por meio da análise dos sinais da linguagem corporal dele:

• O mentiroso tende a levar a mão ao rosto enquanto fala: ele pode passar os dedos nos lábios, coçar o nariz, apertar as bochechas. Levar a mão tentando encobrir parte da boca, de onde a mentira acabara de sair, é o gesto mais comum do mentiroso.
 
• Os silêncios são incômodos para os mentirosos. Então, é possível que ele coloque mais detalhes do que o necessário na história para tentar torná-la mais convincente e evitar esses momentos de silêncio.
• O mentiroso tende a responder utilizando as mesmas palavras da pergunta, por exemplo:
-Você estava jogando bola?
-Sim, eu estava jogando bola.
Ele podia responder apenas “estava”, mas não. Na tentativa de enrolar a vítima, o "filho da mãe" tende a ser prolixo.
 
• Quando está mentido, a pessoa tende a ficar retraída, com os braços encolhidos.
 
• A menos que seja um ótimo ator, o mentiroso costuma se atrapalhar com as demonstrações de emoção. É possível que ele esteja contando uma coisa engraçada agora e esboce o riso só depois. O mesmo pode acontecer em casos de espanto, raiva…
 
• O mentiroso evita olhar nos olhos do interlocutor ao contar a mentira.
 
• Se ele estiver mentido, ficará visivelmente mais relaxado se você mudar de assunto subitamente. Se estiver falando a verdade, tende a insistir um pouco mais naquele assunto, sem entender o por quê da mudança brusca.

A partir de agora, evite fazer perguntas importantes via telefone ou messenger, já que fica muito mais fácil mentir por esses meios. E se continuar desconfiada, vale encostar o gato na parede!


Beijos,
Jane Valery

Fonte: Yahoo


terça-feira, 21 de junho de 2011

Como ter mãos jovens

Hidrate e proteja as mãos do sol para evitar o envelhecimento precoce
Médico diz quais os segredos para prevenir o envelhecimento

As mãos ficam tão expostas quanto o rosto, mas não costumam ter o mesmo tratamento. Não é de se estranhar, portanto, que há quem diga que elas entregam a idade real de alguém. Isso se não fizerem a pessoa parecer mais velha. Para não correr esse risco, a única saída é começar a dispensar o mesmo cuidado a elas que se tem com outras partes do corpo. É mais simples do que você pode imaginar.

O médico Erasmo Tokarski, que atende em Brasília e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que a prevenção do envelhecimento precoce das mãos começa em casa. “Não tem mistério. A melhor coisa a se fazer é usar hidratantes que tenham vaselina e proteção solar”, fala. Por isso, da próxima vez que for aplicar o filtro solar no rosto, não se esqueça de espalhá-lo também pelas mãos, assim como o hidratante.

Mas não é só isso. Fique de olho também no excesso de água e sabão. “O melhor cuidado para prevenir o envelhecimento é evitar o mínimo possível de água e sabão, pois o uso em excesso tira a gordura natural das mãos e ajuda a envelhecer”, comenta o médico. Mesmo as donas de casa não têm desculpa: basta usar luvas toda vez que for trabalhar com água e sabão.

 

Depois que as marcas já apareceram, o jeito é apelar para os tratamentos profissionais. “Há o preenchimento – que é a aplicação de ácidos hialurônicos, gordura, hidroxiapatita (radiesse) ou ácido polilático (sculptra) –, que tem por objetivo ocupar o espaço da gordura que foi absorvida e dar um aspecto mais saudável e jovial para o dorso das mãos”, explica o dermatologista, que também cita o pelling com ácidos e a aplicação de lasers específicos.

Esses métodos são indicados tanto para reduzir as rugas quanto as manchas. E por falar em manchas, o doutor Erasmo faz um alerta para não se deixar levar por receitas caseiras. “Não existem receitas caseiras eficazes, pois as manchas são mais intensas e precisam de um tratamento profundo”, finaliza. Ou seja, se elas já apareceram, corra para o dermatologista. Se não, comece a proteger as mãos agora mesmo.

Beijos,
Jane Valery

Fonte: Terra/Especial/pele

domingo, 19 de junho de 2011

Entenda as armadilhas e perigos gerados pela ingratidão

Em geral, as pessoas têm forte lembrança (que se faz presente, sempre que vantajoso) dos atos de generosidade de que foram capazes. Porém, acabam esquecendo muito rápido das boas ações que receberam da bondade alheia. A esse esquecimento se dá o nome genérico de ingratidão.
Quantas pessoas choram pela falta de reconhecimento de um esforço feito em favor do outro? Aquele que pode, tranquilamente, ser reconhecido como "o ingrato". Quantas pessoas sofrem tristes de não terem suas atitudes compreendidas e valorizadas por quem recebeu uma benesse?
Isso, sem fazer referência aos atos de traição, em que, em vez de agradecimento, vem a facada, a rasteira e o tombo. Do fundo da perplexidade que um comportamento desses gera, nada pode resultar senão a dúvida: "fomos duas pessoas tão amigas, tão próximas. Eu a ajudei em tudo. E, no fim, ela me tirou o que de mais precioso eu tinha". O ser amado, a oportunidade profissional, o melhor amigo, a herança?
Muito mais frequentemente do que se presume, a ingratidão muitas vezes está na base de alguns planos mirabolantes, que acabam por prejudicar a vida de indivíduos mais ingênuos, menos preparados para as cruéis armadilhas da vida.
Por isso, infelizmente, é preciso estar alerta, antenas levantadas, e saber os limites da entrega, da confidência e até da confiança. A única alegria é saber que os anjos-de-guarda protegem de preferência os puros de coração, aqueles que são facilmente enganados. Portanto, não se esqueça: sempre pedir proteção a eles.

Beijos,
Jane Valery

Fonte: Terra/Esotérico

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Máscara de pepino e iogurte para todos os tipos 

O pepino é refrescante e tónico, e diz-se também que o iogurte revitaliza a pele baça e fatigada.

Para fazer a máscara, lave um pedaço de pepino com 5 cm de comprimento, sem o descascar.


Desfaça o pepino com 5 colheres de chá de iogurte natural até ficar liquefeito.


Aplique esta mistura no rosto, evitando os lábios e a zona dos olhos, e deixe actuar 15 minutos.


Enxagúe bem com a água fria para fechar os poros.


É tudo de bom, deixa a pele maravilhosa.


Beijos,
Jane Valery

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Feng Shui: melhore a vida sexual equilibrando a energia do quarto

Todos os casais no início da relação desfrutam de uma vida amorosa e sexual estimulante e feliz. Mas, com o tempo, a paixão e entusiasmo aos poucos vão diminuindo e a vida sexual passa a ser cada vez menos intensa.
Claro que existe amor na relação, mas falta mais entusiasmo entre os lençóis. A paixão não acaba necessariamente, mas amadurece e se transforma em muitas outras formas de amor - uma energia mais calma, segura e romântica. Essa mudança faz com que muitos casais caiam num "mar de tranquilidade' e não se preocupem em estimular "novas paixões" dentro do próprio relacionamento. Resultado: monotonia e sensação de vazio.
Para estimular o relacionamento amoroso, o ponto de partida é o quarto do casal, onde ocorrem os momentos mais íntimos, um dos ambientes mais especiais da casa. Além de ser o local onde as energias do sono são renovadas diariamente, é nele que são compartilhados os amores profundos e os desejos "proibidos".
Por esse motivo é que a energia "Chi" precisa circular 24 horas por dia e o Feng Shui está aí para ajudar a equilibrar a relação, ou melhor, o ambiente. Os estímulos capazes de ativar a energia do quarto podem ser objetivos ou subjetivos, dependendo de cada pessoa. As dicas a seguir trabalham com vários elementos e símbolos para estimular as energias.

Franco Guizzetti

Feng Shui: melhore a vida sexual equilibrando a energia do quarto

Franco Guizzetti
Todos os casais no início da relação desfrutam de uma vida amorosa e sexual estimulante e feliz. Mas, com o tempo, a paixão e entusiasmo aos poucos vão diminuindo e a vida sexual passa a ser cada vez menos intensa.
Claro que existe amor na relação, mas falta mais entusiasmo entre os lençóis. A paixão não acaba necessariamente, mas amadurece e se transforma em muitas outras formas de amor - uma energia mais calma, segura e romântica. Essa mudança faz com que muitos casais caiam num "mar de tranquilidade' e não se preocupem em estimular "novas paixões" dentro do próprio relacionamento. Resultado: monotonia e sensação de vazio.
Para estimular o relacionamento amoroso, o ponto de partida é o quarto do casal, onde ocorrem os momentos mais íntimos, um dos ambientes mais especiais da casa. Além de ser o local onde as energias do sono são renovadas diariamente, é nele que são compartilhados os amores profundos e os desejos "proibidos".
Por esse motivo é que a energia "Chi" precisa circular 24 horas por dia e o Feng Shui está aí para ajudar a equilibrar a relação, ou melhor, o ambiente. Os estímulos capazes de ativar a energia do quarto podem ser objetivos ou subjetivos, dependendo de cada pessoa. As dicas a seguir trabalham com vários elementos e símbolos para estimular as energias.
Dicas para aquecer o quarto do casal Pintura do quarto: Muito cuidado na hora de pintar o quarto. O branco total nas paredes e na roupa da cama não é uma boa opção. Como cor é energia, a falta dela pode caracterizar um estado de falta de vigor e monotonia. Prefira as cores neutras ou pastéis. Para ter um quarto com boas energias prefira pintar as paredes com salmão, pêssego, verde erva-doce, areia e rosa. Vermelho, amarelo e laranja são ótimos para estimular a sexualidade, mas devem ser usados apenas em detalhes. Nunca pinte com essas cores paredes inteiras, principalmente com o vermelho.
Cor é energia: Quanto mais cor tiver o quarto, mais alegre será o relacionamento amoroso, mas tenha bom senso na hora de decorá-lo. Equilibre as cores para não haver excessos. Conheça as mensagens de algumas cores para saber o que elas podem trazer para o seu relacionamento:
Vermelho: é a cor das paixões, dos amores, da sexualidade e do tesão. Melhora o astral e o humor das pessoas.
Rosa e salmão: transmite paz, serenidade, amor, romantismo e paixão suave.
Lilás: passa calma, serenidade e aconchego.
Laranja: sensação de aconchego, alegria, jovialidade e juventude.
Amarelo: estimula a comunicação do casal, além de passar alegria e vitalidade.
Verde: passa uma sensação de equilíbrio, renovação e segurança.
Os casais do Feng Shui: O quarto do casal deve ter muitos símbolos de duplas ou casais que passem a ideia de união, amor, amizade, carinho e sinceridade. Comece por colocar no quarto, e por toda a casa, várias fotos do casal. Fotos do casamento, daquela viagem feliz e da festa de fim de ano. Prefira as fotos de vocês juntos em momentos especiais e felizes. Outros objetos simbolizam união, como um par de velas (vermelhas ou rosas), de abajures e de vasos com flores. Use também um casal de anjos, de gatos, de pombos, de crianças ou de monstrinhos - dependo do seu gosto e humor. Estatuetas de casais nus se abraçando, se beijando ou se amando são boas opções.
Quadros e gravuras: Estimular o quarto do casal por meio de quadros e gravuras é um recurso valioso.
Os motivos sensuais estão em silhuetas de mulheres nuas ou bocas femininas carnudas. Os motivos eróticos estão em casais nus se amando. Motivos de flores são indicados para os românticos. Para os abstratos, o vermelho, rosa, azul claro e branco transmitem paixão e amor.
Poder dos perfumes: Podemos estimular o relacionamento usando perfumes nos ambientes. Conheça o poder de algumas essências:
Poder dos perfumes: Podemos estimular o relacionamento usando perfumes nos ambientes. Conheça o poder de algumas essências:
Rosas: estimula o amor, romance e a paz
Âmbar: considerado um tônico sexual
Camélia: realiza todos os desejos
Lavanda: reaproxima quem se ama
Narciso: estimula a cumplicidade
Pinho: potencializa a atração
Baunilha: aguça a sensualidade

Outros detalhes
As pedras e cristais são geradores de energia. Prefira as pedras vermelhas, cristal de quartzo rosa ou branco.
Coloque na decoração do quarto a figura de uma casa, um dos maiores símbolos de união, paz, segurança e amor.
O vermelho pode aparecer nas flores, no tapete, na cortina e nos lençóis, mas sempre em pequenas proporções.
Coloque muitas flores no quarto nas cores branca, rosa, violeta e vermelha. Elas esquentam o relacionamento e limpam o ambiente das energias negativas.
Se o casal fizer estilo romântico, a roupa de cama pode ter motivos florais. Os "descolados" podem optar pelos desenhos geométricos.
Pelo Feng Shui, os tons rosados devem predominar na colcha e na cortina.
Coordenados, são recursos que ativam o quarto do casal. Com padronagem de flores é ainda melhor. Os chineses acreditam que a flor é um símbolo de amor.
Não podemos nos esquecer das almofadas sobre cama. Além de decorativas, podem ser instrumentos de amor, dependendo da imaginação do casal.
Beijos,
Jane Valery

Fonte: Terra/Esotérico